Sobre Nós
Através do Laboratório da Paisagem de Guimarães surge, com o objetivo de promover uma eficiente utilização dos recursos naturais e de dar a conhecer o que de melhor há para visitar na cidade, o Passo Verde.
Numa plataforma on-line onde se encontram reunidas algumas sugestões que combinam o turismo, a sustentabilidade e a natureza, o Passo Verde pretende preservar e promover a biodiversidade e a sustentabilidade dos ecossistemas, incentivando um papel mais interventivo dos cidadãos na defesa da qualidade do ambiente natural e construído.
Aqui ficará a conhecer alguns locais de interesse para visitar na cidade, naquela que será uma experiência inesquecível pelos cantos e recantos de Guimarães.
MISSÃO E VISÃO
Promover o conhecimento e a inovação, a investigação e a divulgação científica, contribuindo para uma ação integrada e participada das políticas ambientais e do desenvolvimento sustentável, visando um elevado nível de consciencialização ambiental, um eficiente metabolismo das cidades, o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos, assim como a proteção dos recursos naturais.
Visão – Ser reconhecido como um agente ativo no âmbito das melhores práticas internacionais em políticas do desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS
Com base num trabalho multidisciplinar, pensar e difundir metodologias e processos indutores de cidades ecológicas, sustentáveis, inclusivas e resilientes, por forma a promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável em meio urbano, através dos seguintes objectivos específicos:
Promover uma eficiente utilização dos recursos naturais. Caracterizar os principais parâmetros associados à qualidade ambiental, promover a sua monitorização e interpretação, bem como a definição de um quadro de atuação preventivo;
Preservar a biodiversidade e a sustentabilidade dos ecossistemas. Reforçar o conceito de estrutura verde para a cidade e sua envolvente, gerando contributos para o processo de gestão e planeamento do espaço;
Promover campanhas de sensibilização e consciencialização. Incentivar um papel mais interventivo dos cidadãos na defesa da qualidade do ambiente natural e construído;
Analisar as dinâmicas paisagísticas. Com base numa abordagem transdisciplinar, promover a compreensão dos processos de transformação da paisagem, e o desenho de visões criativas no uso e apropriação de espaços e lugares.
Estudar soluções promotoras de ecoeficiência dos sistemas urbanos. Com base numa visão holística, promover a investigação e a inovação, promovendo a sua sustentabilidade e resiliência.
Incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores. Criar um ambiente favorável à prossecução de projetos de experimentação prática e conceptual, contribuindo para sociedades mais inclusivas e ecológicas.
Promover novas fileiras económicas. Estimular a sustentabilidade e o crescimento económico, fomentando a criação e a incubação de novas fileiras empresariais na área agrícola, florestal, alimentar, energética e ambiental.